Daisypath Wedding tickers

8 de junho de 2011

Como fazer a lista de convidados sem sofrer ?

Data do casamento escolhida, igreja e local da festa agendados e agora começa o mais difícil. São muitos os detalhes para que esse momento seja perfeito do jeito que os noivos sonharam. O primeiro e mais complicado é fazer a lista de convidados.

Nesse momento surgem muitas dúvidas. Devem-se convidar todos os colegas de trabalho? Aquele primo distante com quem não se mantém contato? Amigos dos pais que os noivos não conhecem? Na realidade, as pessoas que devem participar desse momento são aquelas que tenham um significado especial para o casal.

Seguem algumas dicas para facilitar a elaboração da lista de convidados:

1-Número de Convidados
O primeiro passo para estabelecer isso é saber exatamente quanto do orçamento pode ser gasto na festa. Para tanto, é necessário que vocês já tenham em mãos um primeiro levantamento de preços de bufês, flores e decoração, pois o cálculo desse tipo de serviço é feito por pessoa.

2-Os Critérios de Escolha
Uma vez estabelecido o orçamento, a não ser que vocês tenham fundos para bancar uma festa para mais pessoas, é inevitável que vocês tenham que selecionar quem irão convidar e quem irão cortar da lista.
Os critérios de escolha que devem seguir é:

1o. Critério - Afeto - convidem pessoas de quem vocês realmente gostam e cujo sentimento seja recíproco. Parece obvio, mas muita gente acaba fazendo enormes concessões por obrigação social ou profissional. Este critério é pertinente se você tiver espaço para essas concessões. Caso contrário, comece cortando da sua lista as pessoas que está convidando por "obrigações".

2o. Critério - Família - é claro que casamento é uma comemoração familiar, mas vocês não têm obrigação de convidar todos os primos e tios que não são chegados e que vocês nunca conheceram pessoalmente. Convide apenas os familiares mais chegados. Aqueles que realmente compartilharam o namoro de vocês.

3o. Critério- As pessoas mais próximas - este é um critério fácil de seguir e que vocês utilizaram nos dois critérios acima. Convidem os amigos mais próximos, aqueles que vêem com mais freqüência, que fazem parte do círculo social e de trabalho de vocês. Se precisarem fazer cortes adotem o critério de convidar apenas quem vocês já foram na casa para um bate-papo, um almoço, ou seja, qualquer evento social. Assim fica um pouco mais fácil...

Procure convidar as pessoas mais próximas de vocês. Os convites deverão ser entregues até 1 mês antes do casamento e para os parentes ou amigos que residam em outra cidade, deverão ser entregues 2 meses antes e ser enviados em envelope à parte.

Um comentário:

Adriana Doosse disse...

Aiai...fica complicado na hora de elaborar a lista de convidados. As vezes é necessário fazer sacrifícios!!!
Mas uma verdade seja dita, não dá pra convidar alguém que não se conhece para compartilhar o dia mais importante da sua vida!
Beijus e ótimo final de semana...
Blog tá lindo!!! Adorei os noivinhos.