Daisypath Wedding tickers

7 de setembro de 2011

O que usar, Véu ou Mantilha ?

Tão importante quanto o próprio vestido de noiva, o véu é uma peça cheia de misticismo e significados. Cada religião possui o seu; entretanto, todos são voltados à beleza, feminilidade, proteção e status das mulheres.
Tradicionalmente, o uso do véu pela noiva marca a separação da vida de solteira para a entrada na vida de esposa.
Poucas são as noivas que abrem mão do véu no dia do casamento. Para as que buscam uma alternativa ao tradicional véu, a mantilha é uma excelente opção. De origem hispânica, a mantilha tem quase a mesma função do véu, entretanto, o que diferem as peças são alguns detalhes na maneira de usá-las.Basicamente, a diferença mais notável entre o véu e a mantilha é a composição das peças. O véu é confeccionado em tecido leve, geralmente tule, sem bordados em sua extensão, o que o deixa mais solto e esvoaçante. Quando há detalhes, estes estão presentes delicadamente, apenas nas extremidades do acessório.
A mantilha, geralmente confeccionada em tule ou em renda, ao contrário do véu, é sempre bordada, portanto mais pesada, permanecendo mais próxima do rosto e ao corpo. A mantilha deve sempre seguir o estilo do vestido, seja ela de renda, tule, com bordados ou aplicações. Se a mantilha escolhida for de renda, é necessário escolher a mesma renda utilizada no vestido, para que as peças não fiquem “brigando” e comprometam o visual. Para bordados, a regra é a mesma. Entretanto, o contrário também se aplica. Vestidos repletos de detalhes, bordados ou brilhos pedem uma mantilha mais discreta; e vestidos mais simples podem ser combinados com mantilhas mais elaboradas, criando uma combinação sofisticada.
O ideal é que se a noiva fizer questão de usar mantilha, no dia do seu casamento, deve primeiro escolhê-la e depois ao vestido.
Uma boa dica para auxiliar na escolha do tamanho do véu ou da mantilha para o casamento é prestar atenção ao horário da cerimônia e estilo da celebração. Véus curtos ou na altura dos ombros oferecem um visual mais leve e menos formal e podem ser usados em casamentos diurnos, ao ar livre, como as cerimônias no campo. Já os mais longos ou muito longos e as mantilhas são mais sofisticados, sendo mais adequados às cerimônias noturnas e formais. Inspire-se!


Abraços, Fabi.

Um comentário:

Adriana Doosse disse...

Oi linda, particularmente prefiro a mantilha, mas há muitos véus lindos!
Difícil escolha pra noiva!

Beijos